Bobó de Camarão acompanhado de farofa de coco e banana da terra grelhada

Bobó de Camarão acompanhado de farofa de coco e banana da terra grelhada

Eu sei que receita de bobó não é novidade! Mas essa eu divido, porque qualquer um pode fazer o bobó preguiçoso: com mandioca a vácuo. E eu fiz somente com os sabores que lembrava do bobó da minha avó, sem receita, pra variar. Só intuição e lembrança de infância!

Ingredientes – 4 pessoas:

Para o Bobó de camarãp:
1 pacote de mandioca embalada à vácuo (acha em qualquer mercado, já pronta, só temperar.
1 kg de camarão médio limpo e sem casca
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
2 tomates picados sem sementes
3 colheres de sopa de gengibre picados
1/2 maço de coentro
1 colher de sopa de óleo de coco
1 garrafa de leite de coco
1/2 garrafa ou uma lata de molho de tomate
A gosto: urucum, pimenta dedo de moça, sal, pimenta do reino

Preparo Bobó:

Tempere o camarão com sal, pimenta do reino, coentro e reserve.
No liquidificador, coloque o molho de tomate, a mandioca, o urucum, metade do gengibre, um pouco de sal. Bata tudo até ficar homogêneo e reserve.
Numa panela (eu usei a de barro!), aqueça com óleo de coco, a cebola, o alho e o resto do gengibre. Acrescente a mistura da mandioca e deixe ferver. Acrescente o leite de coco e misture bem. Ao levantar fervura, acrescente o camarão, o restante do gengibre, o tomate picado e coentro. Deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, até o camarão ficar macio. Desligue. Finalize com coentro e pimenta, se quiser.

Ingredientes Farofa:
1 colher de sopa de óleo de coco
2 colheres de sopa de manteiga clarificada
3 colheres de sopa de coco ralado
1/2 colher de sopa de urucum
3 colheres de sopa de farinha de mandioca
>>> Numa frigideira, aqueça o óleo de coco e a manteiga. Jogue a farinha de mandioca, o urucum e toste um pouco. Finalize com o coco ralado.

Para a Banana da Terra:
2 bananas da terra cozidas
1 colher de sopa de oleo de coco
>> Corte a banana em rodelas. Numa frigideira, aqueça o óleo de coco e grelhe as bananas de ambos os lados.

NOTA: Eu não sei ao certo, se cada região do país tem uma maneira de fazer bobó de camarão. Esse eu fiz com a minha memória gustativa. Eu prefiro quando a mandioca vem mais em pedaços, não tão batida. Mas como ela já estava pronta, foi a maneira que melhor ficou. O sabor ficou delicioso!

Deixe um comentário

